domingo, 6 de julho de 2014

Mais uma da sessão: Vai vender muito, lá fora

O Superstar, foi mais um programa que revelou muitos bons cantores, mas o voto é popular e por isso nunca será justo, inclusive nós já nos conformamos com isso. Quem perdeu injustamente foi quem arriscou um novo estilo, que vai vender sim, lá fora, por que nós brasileiros ainda não somos o suficientemente capazes de absorver algumas obras de arte.

SURICATO foi quem deveria ser, autêntico aos seus propósitos. Mesmo sem muitas composições próprias, mostrava uma roupagem própria, regada de novos sons, de instrumentos jamais vistos em determinados estilos. Clássicos sendo tocados com novos instrumentos e com os velhos também, só que com grande criatividade. Isso foi o que mais impressionou.

Não era aquela roupagem que estraga, que denigre a imagem da canção. É aquela que traz pra hoje grandes sucessos antigos e que faz dos novos tão bons como os de outrora, sem precisar copiar para agradar. Éra o novo para quem sabe entender, não para quem quer.

Perfeitos, eles já sabiam que o voto era popular, que precisavam tocar algo popular, ou no mínimo melódico, para agradar quem definiria sua colocação no ranking final. Mas como todos os excelentes eles são essência, tocam o que é bom, agrade ou não. Com toda tranquilidade, apresentaram Born To Be Wild, de Steppenwolf.

MALTA: Chegaram com o propósito de serem inéditos em suas apresentações, mas foram acusados de estarem copiando o estilo de bandas como reação em Cadeia e Rosas de Saron. Por isso logo trataram de tocar duas músicas internacionais para mostrar suas inspirações.

JAMZ: A banda corretinha, afinadinha, bem vestidinha, tudo “inha”, era o clássico estilo nerd; músicos que foram para a escola e aprenderam ler partitura. Apostou também no estilo Jazz e na conquista não só com a música, mas com a fofice (Guti Guti). A julgar por quem vota, achei que chegaram longe demais.

LUAN E FORRÓ ESTILIZADO: Totalmente artificial e falsa, ao menos no programa. Banda representante do Forró safadão, que ao ser escolhida pela madrinha Ivete, ouviu também seus conselhos e começou a fazer clássicos do Forró para agradar a opinião dos jurados. Claramente estava apelando para a velha e boa guarda do Forró.

Em contra partida quem tocava Forró de verdade saiu cedo, foi a Bicho de Pé.

Importante destacar a participação da Move Over, que com muito Rock And Roll hardcore estava agradando, mas em certo momento num erro de escolha da música, ficou pra trás.

No final ficou assim:
1º Malta
2º Jamz
3º Luan e a banda Forró Estilizado
4º Suricato